
GOVERNANÇA INTEGRADA
A coesão societária e a estratégia estabelecem os caminhos e a capacidade de adaptação às incertezas do ambiente externo. A dimensão estrutura & pessoas garante a execução da estratégia, enquanto o sistema de controles permite acompanhar e identificar os riscos e apontar correções.
Coesão Societária
A qualidade da relação entre os sócios e seu grau de afinidade e alinhamento impactam o processo decisório e o rumo da organização.
Estratégia de Negócios
Os diferenciais competitivos e a clareza sobre riscos e perspectivas de futuro garantem atratividade e longevidade para a organização. A governança corporativa só é equilibrada quando está consistente com a estratégia.
Estrutura & Pessoas
A capacidade de realização está diretamente relacionada com a estrutura e a qualidade das pessoas.
Sistema e Controle
A capacidade de controlar as decisões, mitigar riscos e gerar resultados aumenta a agilidade e a qualidade com que a organização se movimenta em direção aos seus objetivos.
CICLOS DE EVOLUÇÃO
A governança corporativa está sempre presente, independentemente do porte, da composição societária ou da formalização. Para fortalecê-la, é fundamental entender o estágio em que a organização está. As organizações evoluem em ciclos de desenvolvimento e maturidade.
Nos estágios iniciais, a gestão está concentrada nos sócios e a visão estratégica é facilmente compartilhada.
Com a evolução, movimentos como entrada de novos sócios, sucessão entre gerações, aquisições, fusões e mudanças nas motivações de sócios e gestores geram diferenças que podem comprometer o rumo da organização. Então é preciso atualizar a estratégia, revisar o modelo de negócio, realinhar os interesses de sócios, planejar a sucessão e organizar melhor as informações e os indicadores.
São criados fóruns específicos que separam os papéis entre famílias, sócios, conselheiros e gestores. São discutidas e definidas novas regras de convivência, são feitos acordos e regulamentos que formalizam os direitos, deveres e responsabilidades no processo de decisão. Estas ações permitem o aperfeiçoamento da governança corporativa.
A Ekilibra identifica o momento atual da organização para construir o ciclo seguinte, respeitando suas especificidades. Sugere e apoia o desenvolvimento das estruturas e competências necessárias.


RAZÃO E EMOÇÃO
A governança tem o propósito de elevar a confiança entre sócios, conselheiros, diretores, presidente e demais atores envolvidos. Confiança é fundamental para tomar decisão, delegar, acompanhar, controlar e alinhar interesses.
Auxiliamos o cliente a criar regras, acordos e sistemas de controle. E sabemos que formalizar pactos, elementos tangíveis das relações pessoais, não garante mudança de atitude. Os mecanismos formais estarão fadados ao fracasso caso não se dê atenção aos elementos intangíveis, ou seja, as entrelinhas das relações humanas: afinidades, motivações e envolvimento. Trabalhamos nessas entrelinhas para chegar à coesão societária fortemente sustentada pelo engajamento de sócios, famílias, conselheiros e gestores.