Portal UMIMED – Por José Luíz Munhós
Nos dias 10 e 11 de abril, a Unimed Federação Minas, em parceria com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), promoveu o Curso de Governança Cooperativa, voltado aos dirigentes do Sistema mineiro, contando com 61 participantes de 34 Unimeds do Estado. <strong>Segundo o palestrante José Luiz Munhós,</strong> “Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, diretoria e órgãos de controle.” “Começamos a trilhar os caminhos da governança. A federação conquistou o Selo Ouro de Governança Cooperativa da Unimed do Brasil e queremos dar o suporte necessário para que as singulares mineiras possam implementar também. Um sistema que prima pela transparência e equidade contribui para a longevidade das instituições”, disse Marcelo Mergh Monteiro, presidente Executivo da Unimed Federação Minas.
Introdução à Governança em Cooperativas, Legislação e Governança, Mecanismos de Controle em Cooperativas e Conselho de Administração e Gestão em Cooperativas fizeram parte da pauta da capacitação, que também contou com os palestrantes Ruben Seidl e Artur Neves. Délio Pereira dos Santos, da Unimed Três Vales, elogiou a pertinência da temática e disse que, “é um tema novo e atual. Temos esperança de que realmente seja uma alternativa para as nossas cooperativas crescerem no mercado, que está cada vez mais competitivo. Para tanto, é fundamental o apoio da federação.”
Para João Luiz Coutinho Crespo, da Unimed Barbacena, a Governança é o futuro das singulares. “Temos que implantá-la, até por força da ANS, que está no eixo regulatório. É preciso que todos aprendam e empreguem o conhecimento adquirido. Não há como fugir disso”, salientou o dirigente. “Temos que aplicar as melhores práticas que foram apregoadas. A capacitação foi excelente e produtiva”, complementou Matheus Colombaroli, da Unimed São Sebastião do Paraíso. Na mesma linha, Christine Mendes, da Unimed Norte de Minas, defende que: “a importância da Governança está na profissionalização do nosso modelo de gestão, principalmente, com relação aos nossos cooperados, que fazem o papel de diretores e conselheiros. Como a Unimed administra um grande número de vidas, temos que ter uma boa gestão e saber até aonde podemos ir.”
Segundo Érico Fantini, da Unimed Vale do Aço, “trazer o conhecimento sobre Governança para os gestores das Unimeds é de suma importância para o Sistema continuar sustentável. É preciso que os fóruns de discussões e aprimoramento sejam constantes. A federação já trata isso como estratégico, o que é muito importante, senão, ficamos em risco”, salientou. “Já tínhamos o conhecimento teórico sobre a Governança. O que despertou minha atenção é a necessidade de colocarmos em prática. Como? Aumentando a transparência do sistema de gestão e melhorando a comunicação das diretorias com os cooperados, principalmente. Foi de grande relevância a iniciativa da federação em realizar este curso, onde todos os dirigentes foram estimulados à prática da Governança Cooperativa”, disse Manoel Arcísio Rocha Araújo, da Unimed Governador Valadares. Na opinião de Dionísio da Silva Vilaça, da Unimed Três Corações, a Governança é uma maneira de conservar as diretrizes de gestão da singular. “Hoje, confirmamos que estamos fazendo o correto, com relação ao provisionamento”, comemorou.